A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
As atividades psicomotoras permitem à criança condições de domínio do
gesto da escrita, dando a ela condições de equilíbrio entre as forças musculares,
flexibilidade e agilidade de cada articulação dos membros superiores.
A educação psicomotora tem como papel fundamental promover, por
meio de uma ação pedagógica, o desenvolvimento de todas as potencialidades da
criança, objetivando seu equilíbrio.
Também é importante ressaltar que só é possível reconhecer uma criança
se nela o educador reconhecer um pouco da criança que foi e que, de certa forma,
ainda existe em si. Assim, será possível ao educador redescobrir e reconstruir em si
mesmo o gosto pelo fazer lúdico, buscando em suas experiências, remotas ou não,
brincadeiras de infância e de adolescência que possam contribuir para uma
aprendizagem lúdica, prazerosa e significativa.
É competência da educação infantil proporcionar aos seus educandos um
ambiente rico em atividades lúdicas, já que a maioria das crianças de hoje passam
grande parte do seu tempo em instituições que atendem a crianças de 0 a 6 anos de
idade, permitindo assim que elas vivam, sonhem, criem e aprendam a serem
crianças.
O lúdico proporciona um desenvolvimento sadio e harmonioso, sendo
uma tendência instintiva da criança. Ao brincar, a criança aumenta a independência,
estimula sua sensibilidade visual e auditiva, valoriza a cultura popular, desenvolve
habilidades motoras, diminui a agressividade, exercita a imaginação e a criatividade,
aprimora a inteligência emocional, aumenta a integração, promovendo, assim, o
desenvolvimento sadio, o crescimento mental e a adaptação social. É buscando
novas maneiras de ensinar por meio do lúdico que conseguiremos uma educação de
qualidade e que realmente consiga ir ao encontro dos interesses e necessidades da
criança.
Cabe ressaltar que uma atitude lúdica não é somente a somatória de
atividades; é, antes de tudo, uma maneira de ser, de estar, de pensar e de encarar a
escola, bem como de relacionar-se com os alunos. É preciso saber entrar no mundo
da criança, no seu sonho, no seu jogo e, a partir daí, jogar com ela. Quanto mais
espaço lúdico proporcionarmos, mais alegre, espontânea, criativa, autônoma e
afetiva ela será.
A psicomotricidade precisa ser vista com bons olhos pelo profissional da
educação, pois ela vem auxiliar o desenvolvimento motor e intelectual do aluno,
sendo que o corpo e a mente são elementos integrados da sua formação.
Conclui-se que a educação física com o processo de alfabetização, essa
etapa pode ser vista de forma rica e ampla. Com essa contribuição, aprender a ler e
escrever pode se tornar mais natural e mais divertido.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO MATERNAL I E II
Nenhum comentário:
Postar um comentário